DELÍCIAS DE OUTONO: TEMPO DE PINHÃO GOURMET NA SERRA!

2.5.19 Simone Galib 0 Comments

      Não são apenas os termômetros abaixo de zero que movimentam Campos do Jordão. A cidade paulista, na Serra da Mantiqueira, tem na gastronomia regional uma grande parceira para atrair gente o ano inteiro. 

     Agora, por exemplo, é a época de comer pinhão, produto típico da serra. Mas não é com qualquer receitinha, não! O grupo Cozinha da Montanha, formado por 23 restaurantes, desafia os seus chefs a criarem novos pratos que, além de saborosos, devem aguçar o paladar dos visitantes pelos olhos.

    No outono, Campos do Jordão tem uma paisagem única. As folhas dos plátanos formam verdadeiros tapetes de cor cobre nas calçadas desde o portal da cidade até o bairro de Capivari, no centro.

        Enquanto isso, as pinhas das araucárias forram o chão com os frutos das árvores. A prioridade é dada aos pássaros e animais silvestres que, enquanto comem, espalham as sementes garantindo o ciclo natural para o ano seguinte. O que sobra vai para o forno e fogão.


       O menu tem receitas muito criativas, como o crepe recheado com creme de avelã coberto por sorvete e pé-de-moleque, ambos feitos de pinhão. Eleito um dos mais famosos da estação, é servido no Vila Gourmet, em Capivari.

       O Sabor Chocolate oferece um bombom super diferente dos tradicionais: o recheio cremoso vem com vários pedaços da semente do pinhão.  

       Entre os pratos salgados, a dica é o croquete de javali com pinhão, que pode ser saboreado no Toribinha Bar & Fondue, um lugar ótimo para ir a dois. Até a truta, peixe característico da região, aparece no cardápio do restaurante Capivari. É servida com pinhão, azeite e batata.

     Deu água na boca? A temporada vai até dia 26 de maio e não tem como experimentar esses pratos fora de Campos do Jordão. Programa delicioso para um fim de semana!




0 comentários: