FACEBOOK DELETA CENTENAS DE CONTAS FALSAS LIGADAS À ARÁBIA SAUDITA

1.8.19 Simone Galib 0 Comments

      O Facebook removeu centenas de contas falsas da Arábia Saudita. Segundo o site, "elas foram projetadas para enganar as pessoas e reforçar o apoio ao governo saudita."

      Nathaniel Gleicher, chefe da política de segurança cibernética da empresa, compartilhou um post nesta quinta-feira, 1º, informando que o Facebook havia descoberto duas operações. Uma originária da Arábia Saudita e a outra, que começou no Egito e nos Emirados Árabes.

     Diz o site que ambas não estavam vinculadas, mas acabaram suspensas. No total, foram removidas 217 contas, 144 páginas, cinco grupos e 31 contas do Instagram.  

     Segundo Gleicher, os internautas criavam páginas e contas falsas, além de "disfarçadas de organizações notícias" para falar sobre acontecimentos locais e questões políticas, geralmente sob um aspecto positivo.

    Posts abordaram o príncipe herdeiro Mohammad bin Salman e "o sucesso das ações das Forças Armadas sauditas no Iêmen.

    Essas contas, informa o Facebook, também criaram postagens negativas com críticas a países vizinhos, como Irã, Catar e Turquia, e questionavam a credibilidade da rede de notícias Al-Jazeera e da Anistia Internacional.       
   
    "Embora as pessoas por trás dessa atividade tenham tentado esconder suas identidades, nossa análise encontrou links para indivíduos associados ao governo saudita", afirmou Gleicher.

     O Facebook disse ainda que os responsáveis pelas publicações gastaram cerca de US$ 108 mil em anúncios no site e no Instagram. As postagens atingiram cerca de 1,4 milhão de contas.  

      










0 comentários: