PETRÓLEO MANCHA O LITORAL DO NORDESTE: 8 ESTADOS FORAM ATINGIDOS!

26.9.19 BLOG SIMONE GALIB 0 Comments

         O Brasil foi alvo de um grave acidente ambiental: 46 municípios de oito estados do Nordeste sofrem os efeitos de um derramamento de petróleo cru (conhecido como piche). Fauna e praias estão contaminados. 

         Até agora, não foram identificados os responsáveis. O Ibama, a Marinha, a Petrobras e os bombeiros do Distrito Federal investigam as causas. O que se sabe é que o óleo derramado é o mesmo em todas as praias e não foi produzido no Brasil. Há 99 pontos atingidos.

        Se fosse um incêndio na Amazônia, o ativismo internacional já estaria a postos. Mas, houve um silêncio total. Vídeos com animais mortos começam a aparecer na internet. Segundo o Ibama, oito tartarugas e uma ave chamada de bobo-pequeno foram encontradas mortas cobertas de piche.

        As manchas negras surgiram no início de setembro em praias da Paraíba e em Pernambuco, atingindo João Pessoa, Recife e Olinda. 

       Depois, o óleo se espalhou pelo litoral de Alagoas, Sergipe, Rio Grande do Norte, Ceará, Maranhão e Piauí, manchando as águas transparentes e praias de cartão-postal do litoral nordestino. 

       Despejar petróleo no mar é crime ambiental e a multa pode chegar a até R$ 50 milhões. Além disso, pode trazer sérios prejuízos ao turismo local.

      Quem é que vai pagar por esse acidente considerado de grande proporção? 


      

0 comments: