VENEZA SUBMERSA: É A SEGUNDA PIOR ENCHENTE DE SUA HISTÓRIA!

13.11.19 BLOG SIMONE GALIB 0 Comments

       Veneza vai submergir?

       Na manhã desta quarta-feira (13), foi decretado o estado de desastre em uma das cidades mais famosas e bonitas da Itália. Acostumados a circular sobre as águas, moradores e turistas agora estão debaixo delas. 

 
        As fortes chuvas dos últimos dias, que atingiram várias regiões da Itália, provocam a segunda maior inundação na história de Veneza. A sua praça símbolo, a São Marcos (na parte baixa da cidade), ficou sob mais de um metro de água.

      O mesmo aconteceu com a Basílica de São Marcos, inundada pela quarta vez nos últimos 20 anos. Segundo o prefeito Luigi Brugnaro, a basílica em estilo bizantino, conhecida por seus belos mosaicos, sofreu danos graves. Mas, ele ainda não tinha detalhes sobre o tamanho do estrago.

     Imagens noturnas mostravam uma torrente de água provocada provocada por ventos fortes. Luca Zaia, governador da região de Vêneto, disse que a cena parecia uma "devastação apocalíptica". 

 
        A situação é dramática. Moradores atravessam praças com água sobre os joelhos. Alguns foram forçados a nadar quando plataformas de madeira, improvisadas como pontes, desabaram.

     Em toda a cidade são vistos os efeitos da inundação com mesas e cadeiras balançando em becos escuros e muitos turistas circulando pelas águas alagadas.

 
         Há gôndolas e barcos arrancados das amarras, três vaporettos (como são chamados os barcos do transporte coletivo) naufragados e outro à deriva. Duas pessoas morreram, entre elas um senhor de 78 anos, eletrocutado na ilha Pellestrina, quando a água invadiu sua casa.

     A forte corrente climática, que atingiu principalmente o sul da Itália, provocou ainda o fechamento de várias escolas também na Sicília.

    Os temporais também são chamados de Acqua Alta, um fenômeno frequente em Veneza, provocado pela maré alta que em casos mais graves, como agora, pode atingir até 96% da cidade.





      

0 comments: