NOVA ONDA DE INCÊNDIOS FLORESTAIS ATINGE A AUSTRÁLIA!

28.12.19 BLOG SIMONE GALIB 0 Comments

      A Austrália continua em chamas e a previsão da meteorologia para os próximos dias são temperaturas mais quentes, clima seco e ventos em New South Wales (NSW), o que significa altos riscos de incêndios. 

     NSW (Nova Gales do Sul, em português) é um estado na costa leste do país, famoso pelas belas cidades litorâneas, muito frequentadas por surfistas, e parques nacionais. Mas, é uma das áreas mais atingidas pelo fogo e em 19 de dezembro teve decretado estado de emergência. A população local está sob profundo estresse.      

    Depois de uma amenizada no clima durante o Natal, neste sábado houve mais de 70 incêndios em todo o estado. Oito deles estão fora de controle e cerca de 23 foram controlados pelos bombeiros.

    O país enfrenta uma crise aguda de incêndios florestais. Nove pessoas já morreram (incluindo dois bombeiros), oito delas em NSW. Estima-se que mil casas tenham sido destruídas. Os bombeiros conseguiram salvar 7,8 mil residências. 

   A previsão é que as temperaturas continuem acima da média em todo o estado, com os termômetros entre 30º e 40º, e o pico na véspera do Réveillon, ou seja, 44º em algumas cidades do país.

  Além do drama humano, milhares de animais também foram mortos, como os coalas, que só existem na Austrália e caminham rapidamente para a extinção!  

   A ministra do Meio Ambiente, Sussan Lay, estima que 8 mil coalas tenham morrido. Isso porque 30% do habitat deles foram extintos pelo fogo. Ela diz, porém, que esses números só serão conhecidos quando os incêndios terminarem.    

   A temporada de incêndios no país varia de acordo com a região, mas costuma ser entre dezembro e março. O pior ocorrido nas últimas décadas foi no começo de fevereiro de 2009 no estado de Victoria, quando 173 pessoas morreram e outras 414 ficaram feridas.  

    







0 comments: