SERÁ QUE A CATEDRAL NOTRE DAME VAI RESISTIR?

27.12.19 BLOG SIMONE GALIB 0 Comments

     Há 50% de probabilidade de que a estrutura da Catedral de Notre Dame, em Paris, não seja totalmente recuperada. Isso porque os ândaimes, instalados antes do incêndio, ameaçam as abóbadas do monumento.

      A informação foi dada pelo reitor da catedral, monsenhor Patrick Chauvet. A igreja de 850 anos está em obras para tentar reparar os sérios danos provocados pelo incêndio, em 15 de abril de 2019, que durou 12 horas e chocou o mundo. 

     Ainda muito triste por não ter celebrado a Missa do Galo, na noite de Natal na Notre Dame - algo que não acontecia desde a Revolução Francesa -, o religioso disse à Associated Press que a construção "ainda é muito frágil" e as abóbadas são cruciais para manter a enorme estrutura de pedra em pé.

     O desafio é tirar os andâimes colocados na parte de trás da igreja quando ocorreu o incêndio, sem prejudicar a estrutura, uma tarefa complexa. "Precisamos remover todos eles para que o prédio fique seguro", disse o monsenhor.

     Ele afirmou ainda que somente a partir de 2021 a restauração deverá começar. É preciso antes avaliar as condições do monumento para saber a quantidade de pedras que serão removidas e substituídas. 

     Não será uma obra simples. Mas, o presidente francês, Emannuel Macron, diz que gostaria de vê-la restaurada nos Jogos Olímpicos de 2024, que acontecerão em Paris. 

      Depois da Torre Eiffel, a catedral de Notre Dame é um dos maiores símbolos da capital francesa. Era visitada por 13 milhões de pessoas por ano!








0 comments: