ATENÇÃO, PERIGO: EUA RECOMENDAM CAUTELA AOS QUE VIAJAM AO BRASIL!

14.1.20 Simone Galib 0 Comments


        O Departamento de Estado dos EUA divulgou nesta terça-feira (14) um comunicado aos turistas que planejam visitar o Brasil, classificando as regiões por níveis de alerta. E ele aumentou!

       Coincidentemente, o aviso surge dois dias depois que as imagens de arrastões e bombas de gás lacrimogêneo na praia de Copacabana, no Rio, ganharam repercussão internacional. 

       É que no último domingo (12) aconteceu a abertura do Carnaval carioca, que este ano terá 50 dias, com desfiles de blocos. 

                                                                                                ABC News/Reprodução
      No momento da dispersão, houve confusão generalizada, filmada pelos moradores das janelas de seus apartamentos, e a praia virou um mar de lixo. As imagens rodaram o mundo nas redes e nos sites internacionais.

CUIDADO, AMERICANOS!     

   Agora, o Brasil está classificado no nível 2, que recomenda cautela, mas em algumas regiões vai até O 4, topo da classificação, segundo publicação do site O Antagonista.

   "Crimes violentos como assassinato, assalto à mão armada e roubo de carro são comuns em áreas urbanas, durante o dia e à noite", diz o comunicado. 


      Os EUA também recomendam que não sejam visitados "empreendimentos informais de habitação (favelas, vilas, comunidades e/ou conglomerado a qualquer hora do dia devido aos crimes."

      Diz ainda o comunicado:

  "A atividade de gangues do crime organizado é generalizada. Assaltos são comuns. Os funcionários do governo dos EUA são desencorajados a usar ônibus públicos municipais em todas as partes do Brasil devido ao risco elevado de assalto e agressão a qualquer hora do dia e, especialmente, à noite."    

      As recomendações do governo americano não se restringem ao Rio. As cidades de Ceilândia, Santa Maria, São Sebastião e Paranoá, no Distrito Federal, também não devem ser visitadas à noite.  

      Apesar da queda nos números da criminalidade e dos esforços em atrair mais turistas estrangeiros, inclusive liberando vistos de entrada para os cidadãos americanos, o governo dos EUA tem razão. O país é ainda área de grande risco!




0 comentários: