BRASIL ESTÁ ENTRE OS PAÍSES MAIS PODEROSOS DO MUNDO EM 2020

29.1.20 Simone Galib 0 Comments

        O Brasil figura entre os 25 países mais poderosos do mundo em 2020, ocupando a 24ª posição. É um salto significativo em relação a 2019, quando estava em 30ª lugar.

       Já os três principais em termos de poder são: Estados Unidos (1º), Rússia (2º) e China (3º). 

       Os números são do US News e World Report, cujos rankings analisam a influência de uma nação, seu poder político, econômico e militar. Esse estudo é feito anualmente, avaliando 80 países com base nas respostas de 21 mil pessoas.

     Sobre o Brasil, a publicação destaca a grandeza do seu território, considerando-o um dos "principais destinos turísticos do mundo", mas também fala sobre alguns de seus problemas.

    "Ocupando metade da massa terrestre da América do Sul, o Brasil é o gigante do continente - tanto em tamanho quanto em população. A história do país é cheia de turbulências econômicas e sua cultura é um caldeirão que tradicionalmente acolheu o mundo." 

  "O Brasil é um dos principais destinos turísticos do mundo. No entanto, no século 21, o país enfrenta sérias questões relacionadas à pobreza, desigualdade, governança e meio ambiente."


O NÚMERO 1

   A exemplo de 2019, os EUA mantêm sua posição de liderança. Para o US News, é "o poder econômico e militar mais dominante do mundo", destacando que sua marca cultural é global "graças à produção de filmes, TV e música."


  O estudo também mostra que as posições do presidente Donald Trump sobre imigração e comércio "levantaram questões em todo o mundo, inclusive dos aliados mais próximos ao país, sobre o curso futuro da nação no cenário global".

OUTROS DADOS CURIOSOS

   Israel manteve sua mesma posição de 8º país mais poderoso. Diz o US News que "tem desempenhado um grande papel nos assuntos globais, apesar de ser relativamente pequeno." Observa ainda que "tem uma economia forte, é um marco importante para várias religiões e para relações tensas com  muitos de seus vizinhos árabes" 

    Mesmo com todas as controvérsias surgidas pelo Brexit, o Reino Unido manteve a 5ª posição (a mesma de 2019).

    É classificado como "uma nação altamente desenvolvida que exerce considerável influência econômica, política, científica e cultural" em termos globais.




0 comentários: