EUA DEVOLVERÃO AO MÉXICO OS BRASILEIROS DETIDOS NA FRONTEIRA!

30.1.20 BLOG SIMONE GALIB 0 Comments

          O governo dos Estados Unidos publicou uma portaria notificando que, os brasileiros detidos pelo serviço de fronteira que tentam entrar no país pelo México, serão enviados de volta àquele país. 

     Segundo a BBC News Brasil, que teve acesso ao documento, a medida inclui os brasileiros no Protocolo de Proteção do Imigrante (MPP, em inglês).

     O objetivo é reduzir o número de imigrantes ilegais no país, uma uma das principais metas do governo Trump.

    Diz o documento que "o número de brasileiros que chegaram à fronteira sudoeste triplicou em 2019."

     Dados recentes revelam que 17 mil brasileiros foram presos quando tentavam entrar nos EUA pela fronteira com o México no ano passado.     


     No sábado (25), um voo dos EUA com 100 brasileiros aterrissou em Belo Horizonte. Todos estavam em situação irregular e foram deportados. Muitos outros ainda serão.  

     Até então, os que eram pegos na fronteira podiam ser detidos para processo de deportação ou serem notificados para comparecer ao juizado de imigração, permanecendo nos EUA.

     Mas, a maioria ignorava e desaparecia (um comportamento bem típico dos brasileiros). O governo acredita que, com a nova medida, o fluxo de imigrantes seja reduzido radicalmente.
     
    A partir de agora, os flagrados em situação irregular voltam para o México enquanto aguardam os procedimentos da Justiça americana. Ou seja: se serão aceitos ou não seus pedidos de asilo. 

     Por ocasião da audiência, serão levados novamente ao ponto de entrada na fronteira e levados pelos americanos ao tribunal. Depois retornam ao México, um processo que pode levar meses. 

     Por outro lado, o México também está mais rígido com viajantes brasileiros. Muitos já são pegos na alfândega, ficando detidos em condições precárias até que seja providenciada a deportação.

      O governo americano também pediu ao Itamaraty que fosse mais rígido em relação à emissão de passaportes e no controle das fronteiras do Brasil.

      Em outras palavras: quem burlar as leis de imigração americanas, arcará com as consequências.

      O recado de Trump está dado!


0 comments: