O NOVO GOLPE NO WHATSAPP VEM COM PROPOSTA 'ATRAENTE'. CUIDADO!

10.1.20 BLOG SIMONE GALIB 0 Comments


      Se você é usuário das redes sociais, com certeza já viu alguma postagem de um amigo avisando que seu Whatsapp foi roubado e pedindo que não envie dinheiro. Os golpes no aplicativo têm se tornado cada vez mais frequentes e diversificados.

       Agora, os criminosos se passam por uma equipe representando famosos e convidam as vítimas para uma festa VIP, dizendo que elas têm direito a ingressos gratuitos - algo bem atraente, não?

      O golpista, então, diz que enviou um código por SMS e pede que confirme os seis números recebidos. Na verdade, eles são o código de verificação de sua conta no Whatsapp. 

     Assim, se você passar essa informação, o criminoso vai conseguir roubar o aplicativo e ter acesso a todas as informações ali disponíveis, pedindo dinheiro aos seus conhecidos.

      Para passar mais tempo com a conta, eles fazem a verificação em duas etapas nos apps das vítimas que não tinham configurado essa ferramenta de segurança. Por isso, as pessoas demoram muito a recuperar sua conta.

     "A autenticação em duas etapas sempre foi a única maneira de evitar o roubo do Whatsapp e agora está sendo usada maliciosamente. Por isso, todos devem configurar a dupla autenticação preventivamente", alerta Fabio Assolini, pesquisador sênior de segurança da Kaspersky no Brasil.

      Também foram verificados casos em que contas roubadas foram usadas para acessar os contatos da vítima, embora essa prática não seja ainda tão frequente quanto o convite para a festa.

COMO SE PROTEGER?

    A dupla autenticação é muito simples e não leva nem 3 minutos. Veja como configurar:

Vá ao menu Configurações no canto superior direito.
Entre na opção Configurações e clique em Conta.
Selecione a Confirmação em duas etapas.
Crie um código de seis dígitos, que será a sua senha. 

#whatsapp, #kaspersky   




0 comments: