VERGONHA: TURISTAS BRASILEIROS SÃO DEPORTADOS E HUMILHADOS NO MÉXICO!

10.1.20 BLOG SIMONE GALIB 0 Comments

       O sonho de curtir férias nas praias paradisíacas da Riviera Maya ou em Cancún, no México, virou um pesadelo para muitos brasileiros, que têm sido deportados e até mesmo confinados em salas precárias, como se fossem criminosos.

     Embora o país não exija vistos de entrada, a situação é tão séria que o Itamaraty divulgou um comunicado, alertando os turistas para tomarem certas precauções, caso planejam viajar ao país.

      Em nota, publicada no Portal Consular e na página do Facebook do Consulado Geral do Brasil no México, o Ministério das Relações Exteriores diz ter sido informado do aumento do número de inadmissões de brasileiros que vão àquele país como visitantes. 


      "Eles são obrigados a esperar seu retorno ao Brasil, por horas ou dias, detidos em salas dos aeroportos internacionais mexicanos em condições equivalentes a presídios."

      E prossegue:


   "Não há qualquer previsão de reembolso, tanto aqui quanto lá, de despesas realizadas com passagens, hospedagens e demais gastos."
Foto que ilustra a nota do Consulado-Geral do Brasil no México, no Facebook  

     O Itamaraty diz ainda que a isenção de vistos para cidadãos brasileiros não significa que terão sua entrada no país permitida, "mesmo que cumpram com todos os requisitos migratórios, como apresentação de reserva de hotel, passagem de retorno e dinheiro ou cartões de crédito".

     Outra situação delicada é que não existe nenhuma garantia de que comida e água serão fornecidos regularmente aos passageiros detidos, inclusive com crianças.

      Os barrados pela imigração têm todos os seus pertences apreendidos, inclusive telefones celulares, e devem dividir cela com outros detidos, dormindo em colchonetes plásticos ou bancos de concreto.


    "Os viajantes têm direito de realizar apenas uma chamada telefônica para o Consulado-Geral, o que nem sempre é respeitado pelas autoridades migratórias mexicanas. Não há intérpretes e informações são prestadas apenas em espanhol", diz o comunicado.

     E o que é pior: o governo brasileiro, por meio do consulado, não pode intervir em favor da entrada no país e fornecer alimentos ou água porque a lei mexicana não permite. 

     As autoridades mexicanas alegam que muitos turistas chegam ao país sem cumprir as exigências, como reserva de hotéis, de passeios e comprovação de dinheiro.

     Já nos relatos dos que passaram pela situação e na própria nota do Itamaraty essa informação é desmentida. O governo diz também que, por meio do consulado, tem feito vários protestos junto às autoridades mexicanas "para demandar respeito aos direitos dos cidadãos brasileiros inadmitidos". 

    Vale lembrar que o Brasil sempre foi um grande emissor de turistas para o México que, por sua vez, sempre manteve boas relações cordiais com o país.

    Além disso, representantes das principais cidades mexicanas estão sempre por aqui divulgando o país nos diversos encontros turísticos de negócios.

    Esse tipo de comportamento é vergonhoso! E os brasileiros devem evitar de viajar ao país até que voltem a ser respeitados, como turistas e como cidadãos!
     

0 comments: