CORONAVÍRUS: SE ESTIVER GRIPADO, NÃO VIAJE, DIZ GOVERNO. SÃO PAULO REGISTRA O PRIMEIRO CASO!

26.2.20 BLOG SIMONE GALIB 0 Comments

     O que já era previsto, aconteceu: o primeiro caso confirmado de coronavírus ocorre em São Paulo. É um homem de 61 anos, que voltou recentemente da Itália, onde o surto avança.

     Ele retornou ao Brasil em meados de fevereiro, mas não apresentava sintomas. Quando passou a tê-los, procurou o hospital Albert Einstein. Dois exames comprovaram que ele tem o vírus Covid-19. É o primeiro caso na América do Sul.

     Foi colocado em quarentena domiciliar. As 30 pessoas da família com quem teve contato e os 16 passageiros do seu voo também são observados. Uma das pessoas de sua família, segundo o jornal O Globo, está entre os outros 20 suspeitos da doença no país.

    O ministro da Saúde, Henrique Mandetta, disse nesta quarta-feira (26)  que o isolamento domiciliar é o mais recomendado em casos menos graves.

     Segundo ele, "levar o paciente para um ambiente hospitalar só aumenta a chance de outros pacientes já debilitados contraírem a doença."

      Na Itália, por exemplo, a maioria das vítimas fatais era formada por idosos, que já tinham problemas de saúde. Muitos deles estavam internados.

       Um estudo feito com 44 mil pessoas que contraíram a doença revela que a maioria tinha idade entre 40 e 69 anos. Os quadros mais graves foram de pessoas acima de 60 anos.

GRIPADO, NÃO VIAJE!
      Como o vírus já se encontra em todos os continentes (exceto na Antártica), as autoridades de saúde recomendam que quem estiver gripado, não viaje. Se viajar e apresentar os sintomas, deve comunicar ao país onde se encontra.

     E, se depois de 14 dias, apresentar sintomas (são parecidos aos de uma gripe), procure atendimento médico em sua cidade. O ministro da Saúde diz que existem pessoas assintomáticas que transmitem a doença e não há tecnologia que garanta se um passageiro tem o vírus ou não dentro do avião. 

            
        

     

        

0 comments: