PARIS DE MACRON VAI DO LUXO AO LIXO!

6.2.20 BLOG SIMONE GALIB 0 Comments


       Paris toujours Paris (Paris sempre Paris) costumam dizer os franceses, orgulhosos, quando se referem a uma das capitais europeias mais lindas e mais visitadas do mundo.

       Mas, Paris não é mais aquela Paris que a gente ama.        

       A cidade da art de vivre, da gastronomia, da cultura, da moda, do romance e de paisagens glamourosas vive uma fase sombria, cheia de confrontos, paralisações sucessivas de serviços essenciais e agora enfrenta o pesadelo do lixo acumulado nas ruas.


       Há um forte mau cheiro com os latões transbordando pelas esquinas, avenidas e acessos para o metrô. Os ratos tomam conta das calçadas, inclusive nos bairros mais nobres.

      Nem mesmo os principais pontos turísticos, como a avenida Champs Elysèes, escapam desse cenário desolador. Os turistas se mostram desapontados. Os comerciantes, principalmente donos de restaurantes, estão preocupados com o mau cheiro e os ratos em busca dos restos de comida. 

     É que os lixeiros e os trabalhadores de incineradoras entraram em greve há dez dias. A exemplo das demais categorias, que vêm fazendo grandes protestos há dois meses, eles são contra à reforma da previdência do presidente Emmanuel Macron.

     A situação deve continuar, porque os trabalhadores decidiram estender o movimento até sexta-feira (7). Enquanto a solução para o impasse não chega, salve-se quem puder! 

     

0 comments: