TAMAREIRAS DOS TEMPOS DE JESUS RENASCEM EM ISRAEL E JÁ SÃO UMA FAMÍLIA!

9.2.20 Simone Galib 0 Comments

     Imagine poder em um futuro não muito distante sentar à sombra de tamareiras renascidas depois de 2 mil anos? Pesquisadores israelenses fizeram essa experiência e os resultados foram surpreendentes.

      Palmeiras saudáveis nasceram e cresceram a partir de sementes milenares, encontradas no deserto da Judeia, no sul de Israel, em 1973. Ficaram guardadas por 30 anos com um pesquisador de Tel Aviv até que resolveram replantá-las.

      Para tanto, misturaram sementes achadas em diversos sítios arqueológicos espalhados pela região, entre eles as cavernas de Qumran, onde também foram encontrados os Manuscritos do Mar Morto, e a fortaleza de Massada, construída pelo rei Herodes na Judeia. 

      Foram hidratadas por 24 horas, recebendo tratamento com hormônios e fertilizantes naturais. Seis das sementes brotaram e pesquisas posteriores confirmaram que as árvores datam dos tempos de Jesus Cristo.

       A primeira árvore que nasceu foi um macho, chamado de Matsulém. Seus "filhos" ganharam nomes bíblicos. Os machos são chamados de Adam, Jonah, Uriel e Boaz; e as duas fêmeas de Judith e Hannah. 

       As tamareiras, conhecidas pelo seu fruto doce e saboroso (as tâmaras) sempre apareceram em relatos históricos na região do Oriente Médio, onde estão presentes até hoje. 
       
       Mas, as da Judeia eram consideradas especiais e os antigos também acreditavam que tinham propriedades médicas. 

      Resistente, essa espécie de tamareira atravessou séculos, mas começou a desaparecer a partir de 1800 e, depois, acabou extinta. Agora, já tem até descendentes! 






0 comentários: