ASSIS: O TEMPLO A CÉU ABERTO E BERÇO DE SÃO FRANCISCO NA ITÁLIA!

24.3.20 BLOG SIMONE GALIB 0 Comments

      A Itália tem igrejas maravilhosas, repletas de ouro, obras de arte e muito poder material, como a Basílica de São Pedro, em Roma. Mas, se existe um local onde a energia da verdadeira fé com todo seu esplendor pode ser captada pelos nossos corações, este lugar é Assis.
Interior da Basílica de São Francisco                                      FOTOS SIMONE GALIB

    A cidade no alto da colina, bem no centro do país, fica na província de Perugia, na Umbria. É a terra natal de São Francisco, um dos padroeiros da Itália, e Santa Clara.

 
   Em estilo medieval, repleta de vielas, Assis é um oásis em meio a um país fervilhante de atrações, mas que agora está isolado, enfrentando uma pandemia que já matou mais de 6 mil pessoas em menos de dois meses.

     No último domingo (22), o arcebispo da cidade, Dom Domenico Sorrentino, realizou uma missa no túmulo de São Francisco, na basílica construída em homenagem a ele.


   "Assis sente sua responsabilidade de testemunhar esperança, consolo e alegria", disse.

     No final da celebração eucarística, o bispo de Assis fez uma súplica particular a São Francisco pela Itália e pelo mundo, pela cura dos que são atingidos pelo vírus, pelos que estão cuidando deles e "para que todos possam ir ao encontro do futuro unidos e animados pela confiança e esperança." Tudo o que precisamos nesta fase dolorosa da humanidade.

LUGAR MÁGICO

    Com uma população de pouco mais de 24 mil habitantes, Assis atrai milhões de pessoas todos os anos que vão em busca da paz espiritual - e a encontram, talvez por alguns momentos ou pelo resto de nossas jornadas, se conseguirmos mantê-la.

   Assis é especial, mágica. Ao avistá-la da estrada, já sentimos uma energia diferente, que vai fluindo e começa a acalmar a nossa mente à medida que nos aproximamos. A cidade é um grande templo a céu aberto rodeado de paisagens bucólicas.

    Como os carros não podem circular entre a área murada, saímos caminhando para a Basílica de São Francisco, hoje formada por duas igrejas sobrepostas.
A BASÍLICA DE SÃO FRANCISCO 

    Apesar de suas belas pinturas nas paredes, contando a trajetória do santo e assinadas por artistas renomados, a simplicidade ali prevalece.

    Não podemos tirar fotos. O momento é de contemplação, oração. No andar inferior, podemos conhecer sua cripta, um lugar de espiritualidade verdadeira.

 
   São Francisco nasceu em Assis, em 1182. Filho de um comerciante rico, foi nobre cavaleiro, chegou até a partir para a guerra contra a Puglia, mas desistiu no meio do caminho ao ouvir um chamado que o levou para a sua verdadeira missão.

    Viveu uma vida de penitência, solidão e total pobreza. Assim como Jesus, peregrinou por ruas, praças e cidades acolhendo os mais humildes e sendo seguido por inúmeros discípulos.

     Era o homem que amava a natureza por acreditar que toda criatura é um dom absoluto do amor de Deus. Por isso, também é o santo padroeiro dos animais.

     São Francisco morreu, aos 45 anos, em 3 de outubro, mas deixou esse grande legado de fé ao redor do mundo e principalmente em Assis onde permanece protegida da cobiça dos homens. 

     Que o padroeiro abençoe e fortaleça a Itália!          
       

     






0 comments: