OBESOS ESTÃO NO GRUPO DE RISCO E GANHAM ORIENTAÇÃO ONLINE NAS REDES SOCIAIS

27.3.20 BLOG SIMONE GALIB 0 Comments

     Muito tem sido falado sobre os cuidados com os idosos nesta pandemia de coronavírus. Mas, há um grupo de risco que merece atenção também: os obesos.
     
    Segundo a revista científica The Lancelot, de cada dez mortes por Covid-19 analisadas, seis dos pacientes tinham hipertensão ou problemas cardíacos. A cada dez, quatro eram diabéticos. Todas doenças ligadas à obesidade. 

    Com o isolamento social, um grupo de pacientes atendidos pelos SUS se mostrou bastante vulnerável à suspensão de consultas e cirurgias para liberar os leitos aos infectados pelo vírus.

   No último final de semana, chegaram a procurar os serviços de emergência com sintomas típicos de ansiedade e depressão. E se arriscaram à contaminação ao saírem de casa.

   "A ansiedade nos primeiros dias da pandemia foi tanta que minha língua e pé ficaram dormentes e a pressão subiu. Os médicos da emergência me disseram que era ansiedade e que eu estava bem. Estou tentando pensar em coisas positivas", conta Danielle.

     

     Para orientar os pacientes obesos, o médico Cid Pitombo, coordenador do Programa de Cirurgia Bariátrica do Hospital Estadual Carlos Chagas, no Rio de Janeiro, montou grupos de whatsapp e vídeos nas suas redes sociais e de toda a equipe multidisciplinar.

   O resultado está sendo positivo: os vídeos tiveram mais de 100 mil visualizações em apenas uma semana. 

  "Estamos esquecendo os obesos. E a obesidade apresenta maior riscos nas epidemias de gripes do H1N1. É essencial que os pacientes obesos tenham essa consciência porque são hoje mais de 20% da população", alerta o médico. 

   Os que precisam de orientação, podem acessar os vídeos em @drcidpitombo (instagram) e @CidPitomboCirurgiaBariátrica (Facebook). 

  



0 comments: