POR QUE O CORONAVÍRUS MATA MAIS HOMENS DO QUE MULHERES?

20.3.20 Simone Galib 0 Comments

     Na Itália, mais de 70% das mortes provocadas pelo coronavírus foram de  homens. Mas, a ciência ainda não tem nenhuma explicação para isso.

    Entre os italianos, de 3,4 mil vítimas fatais pelo Codi-19, menos de 1 mil delas eram de mulheres.

    Os homens também são mais propensos a contrair a infecção e respondem por 60% dos casos confirmados, diz a agência de pesquisa em saúde pública da Itália. 

     Uma análise anterior descobriu que a diferença era ainda maior - 80% em homens e apenas 20% nas mulheres, mas esse índice foi reduzido com o passar do tempo.

     Na China, onde começou a pandemia, pesquisas apontam que pelo menos 2/3 dos pacientes que morreram eram do sexo masculino.

     Os cientistas afirmam não saber ainda por que as mulheres se mostram menos propensas a contrair o vírus. Eles acreditam que elas têm um sistema imunológico mais forte. 


"A verdade é que hoje não sabemos por que o covid-19 é mais grave para homens. O que sabemos é que, além da idade avançada, o sexo masculino é um fator de risco para resultados graves e o público deve ser informado", disse a professora Sabra Klein, da Universidade Johns Hopkins, em Baltimore, ao Washington Post.

   Outros especialistas acham ser mais provável que os homens tenham condições de saúde menos favoráveis, apresentando doenças cardíacas e diabetes.

   Há também evidências históricas de que as mulheres são biologicamente melhores no combate ao estresse no corpo, como a fome, devido a diferenças genéticas.

   O fato é que o vírus que está aterrorizando o mundo ainda está cercado de incógnitas! 



0 comentários: