VIAJAR OU NÃO? A EUROPA É HOJE O EPICENTRO DA PANDEMIA, DIZ OMS!

14.3.20 Simone Galib 0 Comments

       Se alguém ainda tem dúvidas se deve ou não viajar à Europa nos próximos dois meses, é melhor repensar e esperar um pouco. O continente é hoje o epicentro da pandemia de coronavírus, diz a Organização Mundial de Saúde.

     Mais casos estão sendo relatados diariamente em relação aos que eram registrados na China no auge de sua epidemia. A contagem na Europa cresceu acima de 16 mil desde o início desta semana. 

    Para o diretor-executivo da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, esse quadro é particularmente impressionante porque a população do velho continente - cerca de 740 milhões - está bem abaixo do número de habitantes da China, de quase 1,4 bilhão.

   Em toda a Europa, multiplicam-se as enfermarias de emergência. Há um clima de pânico entre alguns chefes de Estado, que já falam em controles mais rigorosos nas fronteiras.  

   Médicos italianos e poloneses trabalham em tendas improvisadas, com pacientes colocados em leitos temporários, enquanto fazem o teste para o vírus. A Itália tem quase 15 mil casos. E o sistema de saúde da Lombardia, norte do país, está à beira de um colapso.

    Segundo o jornal La Reppublica, o vice-ministro da Saúde, Pierpaolo Sileri, teve o teste positivado depois de ter tido contato com um suspeito da doença nos últimos dias. 

    Ele se isolou assim que percebeu os sintomas. "Minha esposa e o bebê ainda estão bem e, embora na mesma casa, dividimos os quartos", disse.  

     Ao redor do mundo 145 mil pessoas estão infectadas e outras 5,4 mil já morreram.





    




0 comentários: