PETIÇÃO PARA RENÚNCIA DO DIRETOR DA OMS TEM 1 MILHÃO DE ASSINATURAS!

12.4.20 BLOG SIMONE GALIB 0 Comments

     Não está muito fácil a vida do diretor geral da Organização Mundial de Saúde (OMS), Tedros Adhanom Ghebreyesus: uma petição online pedindo a sua renúncia alcançou 1 milhão de assinaturas no início deste domingo (12).

   À frente da OMS desde julho de 2017 e apoiado pela ONU, o etíope está sendo criticado pela forma como lidou com a pandemia de coronavírus, que matou mais de 100 mil pessoas e infectou mais de 1,7 milhão em todo o mundo.

   Segundo a Fox News, Tedros foi acusado de permitir que a China subnotificasse o impacto do vírus em Wuhan, epicentro da doença.

   Os números chineses baixos, e que são dados como falsos pela inteligência americana, acabaram interferindo na capacidade de outras nações se preparem para o surto, afirmam seus críticos.


"Muitos de nós estamos realmente decepcionados. Acreditamos que a OMS deve ser politicamente neutra. Sem nenhuma investigação, Tedros acredita unicamente na morte e nos números infectados que o governo chinês lhe forneceu", diz a petição.


    Um grupo de republicanos do Comitê de Supervisão da Câmara dos EUA escreveu ao diretor da OMS, exigindo que ele divulgasse a natureza exata do seu relacionamento com autoridades chinesas. Ele é suspeito de ter vínculos com o Partido Comunista chinês.

   O presidente Donald Trump ameaçou cortar as generosas verbas dadas pelo país à OMS. Tedros não gostou e retrucou, acusando os EUA de politizar a pandemia. A petição está disponível no site Change.org.








0 comments: