DEPRESSÃO ENTRE BRASILEIROS AUMENTA 90% DURANTE PANDEMIA, DIZ PESQUISA!

7.5.20 BLOG SIMONE GALIB 0 Comments

      Como anda a saúde mental dos brasileiros durante esta quarentena? Não vai nada bem: casos de depressão aumentaram 90%, enquanto os de ansiedade e estresse mais do que dobraram. 

    É o que mostra recente pesquisa da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UERJ), publicada online pela revista especializada The Lancet.

    O estudo foi feito com 1.460 pessoas em 23 estados, que responderam a um questionário online com cerca de 200 perguntas, entre os dias 20 de março e 20 de abril.

  A coordenação é de Alberto Filgueiras, do Instituto de Psicologia da UERJ em parceria com o hospital YaleNew Haven, dos EUA. Filgueiras diz que houve um agravamento da saúde mental desde o início da pandemia.

     O levantamento mostra que os sintomas de estresse agudo aumentaram de 6,9% (na primeira fase) para 9,7% na segunda etapa (de 15 a 20 de abril).

   Já os casos de depressão saltaram de 4,2% para 8%, enquanto a crise de ansiedade foi de 8,7% para 14,9%.

    Durante a epidemia as mulheres são mais propensas à ansiedade e depressão, principalmente as que se mantêm trabalhando, porque acumulam tarefas domésticas e o cuidado com os filhos, que estão em casa. É uma tripla jornada.

    Tanto homens quanto mulheres do grupo de trabalhos essenciais (entregadores, funcionários de farmácias e profissionais de saúde, entre outros) também ficam mais estressados e ansiosos em relação aos que ficam em casa porque se sentem mais vulneráveis ao contágio do vírus. 

   Já os principais fatores da depressão durante o isolamento são a idade avançada, o baixo nível de escolaridade e o medo de transmitir a doença aos mais vulneráveis. Em casas onde vivem idosos, esse nível de preocupação aumenta muito. 

    Por isso, é importante procurar ajuda profissional, como a terapia online, quando surgirem sintomas físicos, como insônia, alteração de apetite, taquicardia e falta de energia para realizar tarefas.

    Preste também atenção no seu estado de humor. Solidão, melancolia, insegurança, pensamentos negativos e falta de esperança são alguns indícios de que a sua saúde mental está precisando de cuidados!





0 comments: