SHOPPINGS TÊM PREJUÍZO DE R$ 27 MILHÕES E 15% DAS LOJAS DEVEM FECHAR!

11.5.20 BLOG SIMONE GALIB 0 Comments

     Os lojistas de shopping centers do país, muitos dos quais estão com seus estabelecimentos fechados há 50 dias, registram prejuízo estimado em R$ 27 milhões desde o início da quarentena.

     A pesquisa é da ALSHOP, associação brasileira dos shoppings do país. Ela mostra também que 93% dos lojistas já registraram queda superior à metade do faturamento.

    Hoje, apenas 81 dos 577 shoppings do país estão abertos em mais de 50 municípios. O setor emprega cerca de 1,5 milhão de pessoas em suas mais de 105 mil lojas. 

    "O comércio, especialmente os lojistas de shoppings, não terá condições de sobreviver a mais um mês de fechamento das lojas", diz Nabil Sahyoun, presidente da ALSHOP.   
    Na pesquisa, mais da metade dos associados (52%) afirmam que vai depender da negociação com os donos dos shoppings e a liberação de financiamento para não fechar as portas. Outros 15% dizem que vão fechar as lojas ao longo deste ano. Outros 79% revelam que encontram dificuldades para obter crédito no mercado.

  "O sentimento dos empresários é que falta coordenação entre as ações. O crédito anunciado é burocrático. Se, por um lado há um programa de transferência de renda por parte do governo federal, por outro, governadores e prefeitos não abriram mão dos seus impostos, mesmo tendo a parcela da dívida suspensa com a União", diz ele. 

   A associação já tem um projeto de reabertura dos shoppings, que adotariam 13 compromissos de segurança. Esse plano já foi apresentado ao poder público (leia-se governadores), mas ainda não se chegou a um consenso.
   



0 comments: