TRUMP ROMPE RELAÇÕES COM OMS E SUSPENDE REPASSE DE US$ 450 MILHÕES!

29.5.20 Simone Galib 0 Comments

    O presidente Donald Trump anunciou que os Estados Unidos estão rompendo relações com a Organização Mundial de Saúde. Os motivos? A atuação da OMS no início da epidemia de coronavírus, hoje o grande fator de tensão entre os dois países. 

  "A China tem controle total sobre a OMS, apesar de pagar apenas US$ 40 milhões por ano em comparação com o que os EUA pagam, que é de aproximadamente US $ 450 milhões. Detalhamos as reformas que devem ser feitas e nos envolvemos diretamente com elas, mas eles se recusaram a agir '', disse Trump em entrevista coletiva na Casa Branca nesta sexta-feira (29).

   Uma das críticas mais contundentes de Trump desde o início da pandemia é a de que a OMS não teria pressionado suficientemente a China para divulgar informações sobre o coronavírus, detectado em Wuhan, antes que se espalhasse pelo mundo.

  "O encobrimento da China do vírus Wuhan permitiu que a doença se espalhasse por todo o mundo, instigando uma pandemia global que já custou mais de 100 mil vidas americanas", disse o presidente.

   Apesar do noticiário local americano, que também está movimentado,Trump concentrou a entrevista na Ásia.

   Ele alertou que o papel de Hong Kong como centro financeiro global está em risco depois que a China implementou severa repressão política ali. E que vai mudar o tratamento alfandegário e de viagens ao território.

   "Estou orientando minha administração a iniciar o processo de eliminação de isenções políticas, que dão a Hong Kong um tratamento diferente e especial", afirmou.









0 comentários: