AGENTES FEDERAIS DOS EUA ENTRAM NO CONSULADO CHINÊS DE HOUSTON!

24.7.20 BLOG SIMONE GALIB 0 Comments

    Agentes federais dos EUA e autoridades locais entraram no consulado chinês, em Houston, no Texas, neste sexta-feira (24) à tarde, após a ordem do presidente Donald Trump, dada na última terça-feira, de fechar o local em 72 horas. terça-feira para fechar as instalações diplomáticas depois que autoridades dos EUA alegaram que fazia parte de um esforço maior de espionagem chinesa usando instalações diplomáticas nos EUA.

  Na operação foram usados utilitários esportivos pretos, caminhões, duas vans brancas e uma van de serralheiro. E alguns saíram com grandes caixas de papelão.

   Segundo as autoridades, o consulado está envolvido em acusações de fraude em uma instituição de pesquisa do Texas.

   As autoridades disseram ainda que "funcionários do consulado chinês estavam diretamente envolvidos nas comunicações com os pesquisadores e até os orientavam sobre quais informações coletar", informa a CNN.

  A emissora norte-americana, citando uma autoridade do Departamento de Justiça, disse que "as atividades dos funcionários deste consulado são um microcosmo de uma rede mais ampla de indivíduos em mais de 25 cidades".

  O Ministério das Relações Exteriores da China classificou a decisão de "escalada sem precedentes" no clima de tensão entre os dois países.

   Na noite de terça-feira, logo após o anúncio de Trump, a polícia de Houston disse ter respondido a denúncias de fumaça no pátio externo do consulado. 

   E circulou nas mídias vídeos de funcionários que supostamente estariam queimando papéis.

 





0 comments: