CLIMA TENSO: CHINA ACUSA EUA DE QUERER TRANSFORMAR O PAÍS EM 'AGENTE DO MAL'

23.7.20 BLOG SIMONE GALIB 0 Comments

    A decisão do presidente Donald Trump de mandar fechar em 72 horas o Consulado da China em Houston, no Texas, sob acusação de espionagem, aumentou - e muito - a tensão entre as duas maiores economias do mundo.

   A Embaixada da China nos EUA classificou a atitude de Trump de "provocação política" e pediu a Washington que "revogasse imediatamente" a decisão, relata a Reuters.

  Um comunicado, divulgado na manhã desta quinta-feira (23) pela embaixada chinesa de Washington, acusa os EUA de "invenções infundadas" sobre as ações das missões diplomáticas da China. 

   No Twitter, a porta-voz do Ministério das Relações  Exteriores, Hua Chunying, escreveu que a China "certamente reagiria com contra ofensivas firmes".

  Para o China Daily, jornal oficial de língua inglesa, "é uma nova aposta para tornar a China um agente do mal, um país fora da lei para a comunidade internacional".

  A imprensa chinesa também acusa o presidente americano de estar visando as eleições presidenciais de novembro. "Elas estão deixando Washington louco", escreveu o Global Times, tablóide em inglês dirigido por um jornal do Partido Comunista.

   Segundo a Reuters, pesquisadores chineses das universidades dos EUA também foram presos por fraude de visto.
















0 comments: