EXECUTIVA DA ABC NEWS É DEMITIDA POR COMENTÁRIOS RACISTAS!

21.7.20 BLOG SIMONE GALIB 0 Comments

    Mais uma baixa no jornalismo internacional: a executiva da ABC News, Barbara Fedida, foi demitida da empresa. O motivo? Ela teria feito comentários racistas. O caso provoca grande repercussão nos EUA.

   O presidente da Walt Disney Corporation (dona da empresa), Peter Rice, afirmou em comunicado que, após uma investigação, conclui-se que "Barbara fez alguns comentários racialmente inaceitáveis e que usou linguagem grosseira e inadequada algumas vezes".

   Em junho, o The Huffington Post, citando entrevistas com 34 fontes, afirmou que a executiva fez uma série de comentários raciais e insensíveis na frente dos funcionários.

   Foi acusada, durante as negociações do contrato com Robin Roberts, âncora do Good Morning America, de ter dito que a ABC não estava pedindo a Roberts que "escolhesse algodão", em uma alusão à escravidão. 

  Produtora premiada, Barbara Fedida entrou na ABC News em 2011 como vice-presidente sênior de talentos e negócios, influenciando a trajetória profissional de muitos dos jornalistas e correspondentes da emissora. Também trabalhou diretamente com os mais importantes executivos da empresa.

   Ela estava em licença administrativa até que as investigações sobre sua conduta fossem concluídas.  

   "Embora Fedida tenha contribuído com a organização nos 20 anos de sua carreira, à luz das descobertas gerais, determinamos que ela não pode mais desempenhar um papel de liderança e não retornará à ABC News", disse Rice.

   A demissão ocorre em meio a violentos protestos em todo o país contra a morte do negro George Floyd por um policial bramco em Minneapolis. 

   O episódio desencadeou uma discussão nacional sobre como pessoas de todas as origens, raças e credos são tratadas na sociedade americana.

   


   




0 comments: