NOVA ZELÃNDIA FAZ LIVE PARA CELEBRAR O ANO NOVO MAORI COM O CÉU FORRADO DE ESTRELAS!

20.7.20 Simone Galib 0 Comments

    A quarentena traz surpresas incríveis: a Nova Zelândia celebra nesta segunda-feira (20) o Ano Novo Maori e fará uma live para que o mundo contemple a beleza do céu forrado de estrelas.

    A data segue o calendário lunar maori. Todo ano, entre junho e julho, um aglomerado de estrelas surge no céu do país. O povo maori o chama de Matariki, que marca o início de um novo ano.


     Na verdade, o Matariki é conhecido mundialmente pelo nome de Plêiades, que significa os "Olhos de Deus", e fica ao norte do cinto de Orion. São milhares de estrelas nesta constelação considerada uma das mais brilhantes do céu, mesmo estando a cerca de 443 milhões de anos-luz de distância.

  É a primeira vez que este momento mágico da cultura maori será transmitido mundialmente, com sua história, mitos e lendas contados por Israel Dagg, ex-jogador de rugby e celebridade no país.
   
   Aqui no Brasil, a live pode ser assistida pela página oficial do Facebook 100 Pure New Zealand, às 14h30 (horário de Brasília). O cenário da celebração será o lago Tekapo, na ilha sul do país.

   A celebração desse momento é antiga. No passado, eram realizados rituais com fogueiras e oferendas para despedir-se dos mortos, honrar antepassados, compartilhar comida, cantar, contar histórias e tocar música.

  O povo maori também empina pipas que simbolizam a conexão entre o céu e a terra. E o nome Matariki também é dado a uma estrela do grupo, que significa reflexão, esperança, o contato com o meio ambiente e com as pessoas. Também simboliza saúde e bem-estar.

  Tudo que o mundo mais precisa agora. Então, corre lá para celebrar!  



0 comentários: