SOS SANTUÁRIO: ENORME FROTA PESQUEIRA DA CHINA É VISTA NOS ARREDORES DE GALÁPAGOS!

27.7.20 BLOG SIMONE GALIB 0 Comments

   Galápagos, viveiro natural de várias espécies marinhas, corre perigo: uma enorme frota de navios pesqueiros da China foi descoberta perto do arquipélago, situado a 1 mil km da costa do Equador.

   O alerta foi dado pela marinha do país, que localizou cerca de 260 navios de bandeira chinesa a 320 km das ilhas vulcânicas, que inspiraram a teoria da evolução do naturalista Charles Darwin  

   Segundo o governo do Equador, os navios estão em águas internacionais nos arredores de uma zona econômica em torno da ilha, mas sua presença já elevou a perspectiva de sérios danos ao delicado sistema marinho.

 "O tamanho e a agressividade dessa frota contra espécies marinhas são uma grande ameaça ao equilíbrio de espécies em Galápagos", disse a ex-ministra do Meio Ambiente Yolanda Kakabadse ao jornal britânico The Guardian.

   Os navios chineses navegam por essa região anualmente, mas a frota atual é uma das maiores já vistas, afirmam as autoridades locais. O governo pretende tomar medidas diplomáticas para a retirada dos navios da região.

   O arquipélago de Galápagos, formado por 58 ilhas vulcânicas, é patrimônio mundial da Unesco desde 1978 e classificado por ela "como um museu vivo e uma vitrine para a evolução".

   É visitado por milhares de pessoas todos os anos, mas o governo do Equador controla o turismo para preservar a fauna e a flora. Nas ilhas vivem leões-marinhos, iguanas, tartarugas gigantes e diversas espécies de aves. 

  Além disso, a reserva marinha - considerada a segunda maior do mundo - tem uma das maiores concentrações de espécies de tubarões ameaçadas de extinção, incluindo o cabeça de martelo, e de baleias.

   










0 comments: