TRUMP ASSUME O CRÉDITO PELO BLOQUEIO DA HUAWEI NO REINO UNIDO!

15.7.20 BLOG SIMONE GALIB 0 Comments

   O presidente Donald Trump ficou satisfeito com a decisão do Reino Unido de impor uma proibição parcial à Huawei, gigante chinesa das telecomunicações, na rede 5G do país. 

   O primeiro ministro britânico, Boris Johnson, estava pronto para continuar com a Huawei, mas agora o equipamento da empresa chinesa será tornado ilegal e retirado do mercado.

  Trump também disse ter sido ele quem convenceu países, como o Reino Unido, a cortar laços com a empresa.


  "Convencemos muitos países - e eu fiz isso na maior parte do tempo - a não usar a Huawei porque pensamos que é um grande risco à segurança", afirmou Trump.

   O embaixador chinês no Reino Unido, Liu Xiaoming, criticou a postura tomada pelo país. 

  "Decisão decepcionante e errada sobre a Huawei. Tornou-se questionável se o Reino Unido pode oferecer um ambiente de negócios aberto, justo e não discriminatório para empresas de outros países", escreveu no Twitter.

   Já o porta-voz da Huawei no Reino Unido, Ed Brewster, disse à BBC News que a proibição era por pressão dos EUA.


  "Não se trata de segurança, mas de comércio. É uma campanha focada dos EUA em atacar nossos negócios, porque estão atrasados com a tecnologia. Foi uma má notícia para qualquer pessoa no Reino Unido com um telefone celular", afirmou.

   As empresas britânicas de internet devem parar de usar o kit Huawei no sistema 5G até o final deste ano e a retirar todos os equipamentos existentes da empresa até 2027.

   Será que a decisão do Reino Unido terá efeito dominó? 








0 comments: