CALIFÓRNIA EM CHAMAS: DEPOIS DE 11 MIL RAIOS, FOGO ALASTRA NO ESTADO!

21.8.20 Simone Galib 0 Comments

      Na terra do cinema, o fogo não é ficção: a Califórnia registra mais de 360 focos de incêndio e 40 milhões de pessoas já foram alertadas que poderão deixar suas casas, caso a situação se agrave.

  O estado foi atingido por por 11 mil raios nas últimas 72 horas. Com as altas temperaturas do verão, os focos se alastram rapidamente.

  As colinas e as montanhas são algumas das regiões mais críticas. Ao norte, onde estão as vinícolas californianas, bombeiros tentam apagar as chamas de um gigantesco incêndio, que se alastrou por cinco condados, esparramando-se por 53 mil hectares.  

  Embora os incêndios florestais já façam parte da paisagem da Califórnia e no oeste dos EUA nos meses de setembro e outubro, a temporada de fogo começa cada vez mais cedo e termina mais tarde a cada ano. A estimativa é que esse período hoje é de 75 dias nas serras.

  Para os especialistas, a situação é decorrente da mudança climática. As temperaturas mais quentes da primavera/verão, a redução da camada de neve e o derretimento do gelo no início da primavera criam estações mais secas e longas. 

  Com baixa umidade na vegetação, as florestas ficam suscetíveis a grandes incêndios florestais.




0 comentários: