CHINA TERÁ CIDADE FUTURISTA PARA ENFRENTAR PANDEMIAS!

10.9.20 Simone Galib 0 Comments


   A China acredita no fim da pandemia? O fato é que está construindo uma cidade inteligente "à prova de covid", projetada para facilitar a vida das pessoas caso surjam novos surtos da doença. 

  Esse bairro residencial faz parte do projeto da Nova Área de Xiong'an, megacidade perto de Pequim, segundo reportagem do jornal Daily Mail.


   Os apartamentos construídos em madeira foram projetados com instalações de alta tecnologia, varandas maiores para home office e adequadas para receber drones, impressoras 3-D compartilhadas, estufas comunitárias, pequenas hortas na cobertura e sistema de energia sustentável. 

 

Tudo isso para que os moradores tenham mais conforto em  futuros isolamentos. 

  O projeto leva a assinatura da Guallart Architects, de Barcelona, que ganhou o concurso para criar a nova cidade inteligente, feita pelo presidente chinês Xi Jinping, e que pode ser também adaptado em outros lugares do país.

  "Não podemos continuar projetando cidades e edifícios como se nada tivesse acontecido", diz o fundador Vicente Guallart.

  O mais interessante é que os funcionários do escritório de arquitetura estavam isolados na Espanha à época do concurso, o que influenciou completamente o projeto, contou Guallart. 


   Ele disse também que a proposta surge da necessidade de oferecer soluções às várias crises que já ocorrem para criar uma nova vida urbana baseada na bioeconomia circular.

   Nesse tipo de economia, explica, os recursos são mantidos em uso pelo maior tempo possível em vez de descartados em aterros.  


  Para Guallart, “esta pandemia acelerou o futuro”, disse ele.

 "As cidades viram do que são capazes se enfrentarem um desafio e, portanto, as decisões relacionadas às mudanças climáticas e seu impacto no modelo urbano, no projeto de edifícios na mobilidade devem ser tomadas imediatamente."

   Quer conhecer a nova cidade? Assista ao vídeo








0 comentários: