BRASIL LANÇA APLICATIVO DE RASTREAMENTO DE CONTATOS PARA A COVID-19!

27.9.20 Simone Galib 0 Comments

   O Brasil ganha seu primeiro aplicativo de rastreamento de contatos para detectar a covid-19. A tecnologia deverá ser usada obrigatoriamente em Fernando de Noronha (PE) a partir de 10 de outubro, quando a ilha reabre para o turismo.

   Batizado de Dycovid, usa o Bluetooth e o GPS para identificar contatos de risco entre os usuários. Além do aplicativo, os visitantes deverão também mostrar o resultado negativo do exame RT-PCR para entrar na ilha.

 Utilizando a tecnologia contact tracing, o Dycovid pode analisar o histórico de até 14 dias antes do teste do infectado pelo vírus dar positivo.

  Dessa forma, as pessoas nas imediações do contaminado recebem uma notificação de risco, classificada de acordo com proximidade e tempo de exposição.

  São três níveis de rotulação, sendo o mais alto para pessoas que passaram um período maior mais próximas ao contaminado. E seus contatos dos últimos 14 dias serão notificados.

  O aplicativo também oferece um mapa que registra os lugares com índice mais alto de contaminação. 

  Ele foi desenvolvido pela startup brasileira MAMBA Labs, com patrocínio do Ministério Público de Pernambuco, secretaria estadual de Saúde e Porto Digital.  
  
  Segundo a startup, o Dycovid não coleta nenhuma informação do usuário e nenhum dado pessoal é adicionado. A notificação é feita pelo próprio aparelho. Quando o app for desinstalado, os registros de dados são perdidos.

  Bem-vindos ao novo normal!

0 comentários: