CHUVAS ALIVIAM FOCOS DE INCÊNDIOS NO PANTANAL!

20.9.20 Simone Galib 0 Comments

  Começou a chover no Mato Grosso no último fim de semana de inverno, aliviando uma estiagem de dois meses e os focos de incêndios no Pantanal.

  Na madrugada deste domingo, a chegada da frente fria provocou chuvas em Paconé, a 104 km de Cuiabá, o que reduziu a propagação das chamas que queimam a região desde o dia 21 de julho.

  Mas, os combates ao fogo continuam: a partir desta segunda-feira (21), oito aviões serão utilizados em todo o Estado, especialmente no Pantanal de Mato Grosso.

  Há previsão de pancadas durante toda esta segunda-feira (21) em Poconé (região do Pantanal), apesar do calor. E no sábado (26) deve ocorrer chuvas forte, segundo o Instituto de Pesquisas Espaciais (Inpe) 


  O período de seca normalmente ocorre entre abril e setembro, mas os incêndios deste ano bateram recordes, dizimando a vegetação e matando os animais em um dos lugares mais bonitos e importantes do centro-oeste do país.

  Somente em agosto, o bioma registrou 5.935 focos de calor e a estiagem é considerada como uma das piores em décadas.

  Peritos estaduais constataram que muitos dos incêndios foram causados por ação humana e inquéritos apuram as responsabilidades.

  O presidente Jair Bolsonaro, que visitou o estado na última sexta-feira e teve seu avião foi arremetido por conta da fumaça provocada pelas queimadas, comemorou em suas mídias sociais neste domingo, a chegada das chuvas na região.

0 comentários: