'RESULTADOS SÂO QUESTIONÁVEIS', DIZEM CIENTISTAS SOBRE VACINA RUSSA

24.9.20 BLOG SIMONE GALIB 0 Comments


 Testes clínicos da vacina contra o coronavírus da Rússia produziram resultados questionáveis, diz um grupo de cientistas globais. Eles apontaram várias anomalias aparentes.

  Citam, por exemplo, que os gráficos sobre o nível de resposta imunológica, em diferentes pessoas e em diferentes momentos após a imunização, parecem mostrar padrões repetidos de dados, diz a imprensa britânica.

  Para os especialistas, é 'improvável' que seja acidental. Por isso, solicitaram os dados por trás dos gráficos para avaliação. A equipe russa responsável pela vacina disse que vai fornecê-los.

 Os primeiros relatórios sobre a segurança da vacina Sputnik V foram publicados este mês pela publicação científica The Lancet

  Para Christoffer van Tulleken, professor associado da University College London, 'este número de irregularidades soma-se a uma série de coincidências que parecem extremamente improváveis'.  

 'Pode ser que haja explicações simples ou um erro honesto, mas tudo o que mina a fé pública nas vacinas custa vidas', acrescentou.

  Denis Logunov, do instituto de pesquisa de Moscou, responsável pela criação da vacina, rebateu:

  'Nós negamos categoricamente as acusações de dados estatísticos imprecisos publicados no The Lancet', disse.

   Apesar da corrida mundial para a produção de uma vacina contra a covid-19, a Rússia saiu na frente, sendo o primeiro país a aprovar uma vacina depois de apenas alguns meses de testes.

   A vacinação em massa na população russa está prevista para outubro. E o presidente Vladimir Putin disse que ela havia sido testada inclusive em uma de suas filhas.

   Essa novela tem ainda muitos capítulos.


 

    







0 comments: