SUSPEITO DE ATAQUE HACKER AO STE É PRESO EM PORTUGAL!

28.11.20 BLOG SIMONE GALIB 0 Comments


    Sábado, 28 de novembro, véspera do segundo turno das eleições municipais e somos surpreendidos com a notícia de que a Polícia Federal prendeu o hacker suspeito de ter invadido o sistema do Superior Tribuna Eleitoral.

   A prisão ocorreu em Portugal em uma operação conjunta da PF e a Unidade Nacional de Combate ao Cibercrime e Criminalidade Tecnológica da Polícia Judiciária Portuguesa.

   O suspeito preso é um rapaz português de 19 anos, conhecido por Zambrius e que estaria no comando de um grupo de hackers denominado de Cyberteam.

    Segundo as investigações da PF, o ataque ao sistema do TSE teria sido feito por hackers brasileiros e portugueses, que divulgaram informações administrativas de servidores do TSE e de ex-ministros.

   Na avaliação da PF, eles tornaram público o ataque justamente no dia das eleições, em 15 de novembro, com o objetivo de levantar suspeitas sobre a segurança dos computadores do TSE.

   Outra tentativa de ataque ao sistema eleitoral do TSE ocorreu no mesmo domingo, com acessos vindos do Brasil, Nova Zelândia e Estados Unidos. Mas, foram neutralizados.  

   Ainda neste sábado, estão sendo cumpridos três mandados de busca e apreensão em São Paulo e Minas Gerais e outro em Portugal.

   A PF afirma, entretanto, que os hackers não acessaram as urnas eletrônicas já que elas não são conectadas à internet, o que as protegeria dos ataques. 

    A polícia diz ainda que não foram comprometidas "a apuração, a segurança ou a integridade dos resultados da votação".

     

    


0 comments: