ESTRELA DE BELÉM VAI BRILHAR NO CÉU DE DEZEMBRO DEPOIS DE 800 ANOS!

6.12.20 BLOG SIMONE GALIB 0 Comments


    A humanidade vai ganhar um presente do céu na última semana de dezembro de 2020, o ano que parece ter mudado para sempre nossas vidas: a "estrela do Natal" ou a "estrela de Belém" vai brilhar intensamente.

    O fenômeno estará mais visível dia 21 de dezembro, quando ocorrerá a aproximação máxima entre Júpiter e Saturno, os dois maiores planetas do nosso sistema solar.

    Batizado de "A Grande Conjunção", esse alinhamento criará um ponto de luz radiante no céu (a estrela de Belém), que poderá ser visto de qualquer ponto da Terra, a partir do pôr do sol, desde que o céu esteja sem nuvens. 

   Ambos estarão tão próximos que vão parecer um planeta duplo. E esse alinhamento de 2020 não acontece desde a Idade Média. 

    "Você teria que voltar até pouco antes do amanhecer de 4 de março de 1226 para ver um alinhamento tão próximo assim entre esses objetos visíveis no céu noturno", diz o astrônomo Patrick Hartingan, da Rice University.

    A grande conjunção acontece no solstício de inverno, 21 de dezembro, o dia mais curto do ano do Hemisfério Norte, e que também marca o começo do verão no Hemisfério Sul. 

   Dia mágico, não?

   

   

 


0 comments: