VISITA DE PAPAI NOEL A ASILO NA BÉLGICA: 18 IDOSOS MORREM E 157 PESSOAS SÃO INFECTADAS!

26.12.20 BLOG SIMONE GALIB 0 Comments


    Da série histórias tristes do Natal covid: cerca de 18 residentes de lares para idosos morreram na Bélgica após a visita de um Papai Noel infectado.

  Ele e seus ajudantes teriam contaminado 121 residentes e 36 funcionários da casa de saúde Hemelrijck, em Mol, na Antuérpia, no início de dezembro.

  Desde então, a visita de Papai Noel tem sido apontada como a responsável pela disseminação do vírus no local.

  Mais de cinco residentes idosos morreram na véspera e no dia de Natal, e pelo menos um foi tratado com oxigênio, relata o Daily Mail.

  O bom velhinho adoeceu e testou positivo para covid-19 três dias após a visita. Por isso, as autoridades de saúde começaram a fazer testes na casa.


  O lar dos idosos argumentou que o distanciamento social foi respeitado, mas imagens mostram a equipe de Papai Noel muito próxima aos residentes e que nem todos usavam máscaras.

  O prefeito de Mol, Wim Caeyers, lamentou o caso:


 "Estamos esperando dez dias difíceis. Foi um dia muito triste para o asilo. Inicialmente a casa de saúde disse que as regras foram seguidas, mas depois você recebe fotos das famílias dos residentes onde pode ver que não era esse o caso."


  Sua administração chamou o asilo de 'uma organização totalmente irresponsável'.

  O prefeito disse ainda que "tudo será feito" para controlar o vírus, com a ajuda dos profissionais de saúde locais, da Cruz Vermelha e do governador de Antuérpia.

  Um porta-voz da Armonea, empresa que administra a casa, afirmou que "a equipe está muito chocada com o que aconteceu, mas isso também os deixa motivados para enfrentar o vírus novamente."

  Para Marc Van Ranst, um dos principais virologistas da Bélgica, há dúvidas de que o voluntário Papai Noel pudesse ter causado tantas infecções.

"Mesmo para um super espalhador, essas são muitas infecções de uma vez."
  Ele acredita que a má ventilação é a causa muito mais provável e que as medições de CO2 devem ser feitas pelas autoridades locais de saúde.

  No entanto, considerou a visita do Papai Noel durante a pandemia uma 'ideia estúpida'.

  A Bélgica tem o pior índice de mortes por coronavírus por milhão de habitantes no mundo. O país registrou 2.342 novos casos de coronavírus somente no dia de Natal.





0 comments: