AUSTRÁLIA APROVA LEI PARA PAGAMENTO DE CONTEÚDO JORNALÍSTICO POR GRANDES PLATAFORMAS!

25.2.21 Simone Galib 0 Comments

 

    Os parlamentares da Austrália aprovaram lei histórica que estabelece aos gigantes da tecnologia o pagamento pelo conteúdo jornalístico compartilhado em plataformas, como Google e Facebook.

   É o primeiro país a adotar esse tipo de lei. Segundo o governo, "ela vai garantir que as empresas de mídia e notícias sejam remuneradas pelo conteúdo produzido, o que ajudará o jornalismo de interesse público no país."

  A criação da lei provocou uma queda-de-braço entre o parlamento australiano e o Facebook que, de início, rejeitou completamente a medida.

  Como resposta, o site bloqueou no último dia 17 todo o conteúdo jornalístico na Austrália, inclusive páginas de serviços de interesse público, como emergências, e até a sua própria página inicial. Os usuários ficaram cerca de uma semana sem poder ler ou compartilhar notícias.

  De imediato, começou uma campanha internacional para que usuários deletassem o Facebook.

  O primeiro-ministro Scott Morrisson chegou a afirmar que "as empresas de tecnologia podem estar mudando o mundo, mas não o comandam".

  E chamou o CEO Mark Zuckerberg para negociar. Eles fecharam um acordo no último fim de semana.

   Houve algumas alterações no projeto de lei e o Facebook aceitou sob o argumento de que foram retirados os excessos.

  Nesta quarta-feira (24), o site anunciou que iria investir cerca de US$ 1 bilhão no setor de notícias.

   Agora, as gigantes de tecnologia terão o prazo de dois meses para negociar particularmente com as empresas de mídia, sem qualquer interferência do governo, que só agirá em último caso.

   Bem antes da aprovação da lei, o Google havia fechado acordos com alguns grupos de mídias do país e já está pagando pelo conteúdo que produzem.

   A iniciativa australiana deve incentivar outros países, como Canadá e França, que já estudam medidas semelhantes.  

    

    

 

0 comentários: