ANVISA DIVULGA NOVAS REGRAS PARA USO DE MÁSCARAS EM VIAGENS AÉREAS!

11.3.21 Simone Galib 0 Comments

     Vai viajar de avião? Então, fique ligado nas novas resoluções da Anvisa, a agência reguladora de saúde nacional, sobre o uso de máscaras em aeroportos e aviões.

    Diante de variantes do #coronavírus mais infecciosas, a agência deliberou nesta quinta-feira (11) várias medidas, que entram em vigor dia 25 de março, entre elas a proibição de máscaras de acrílico e aquelas com válvulas. 

   O que pode ser usado em trânsito ou a bordo? 

1) A máscara precisa estar bem ajustada ao rosto, cobrindo o nariz e a boca, para impedir entrada ou saída de ar e gotículas respiratórias.

2) Modelos em acrilíco ou feitos de plástico transparente não podem ser usados. Bandanas e lenços também não.

3) Não será permitido o protetor facial (face shield) usado sem máscara por baixo. 

4) Máscaras com aquelas válvulas de expiração também não podem ser usadas. Isso porque, segundo especialistas, elas protegem o usuário, mas não os que estão perto. Ao inspirar, a válvula filtra as partículas externas do ar, que são devolvidas quando a pessoa expira. 

5) Já as de tecido feitas artesanal ou industrialmente em algodão e tricoline são aceitas desde que tenham mais de uma camada de proteção e ajuste adequado ao rosto.

6) No interior dos aviões e nos aeroportos só será permitido retirar a máscara para hidratar a pele ou para alimentar crianças com idade inferior a 12 anos, idosos e viajantes portadores de doenças com dieta especial.

7) Só estão liberados de usar a proteção facial passageiros com transtorno de espectro autista, deficiências intelectual, sensoriais ou outras. Crianças com menos de três anos também não precisam utilizar máscaras.



0 comentários: