ATIVISTA ANTICORRUPÇÃO RUSSO PRESO 'PODE MORRER A QUALQUER MOMENTO'

18.4.21 BLOG SIMONE GALIB 0 Comments

    O ativista russo de oposição Alexei Navalny pode "morrer a qualquer momento" e o presidente Joe Biden avisou Putin que "haverá consequências", caso ele venha a óbito na prisão em meio à greve de fome.

  Os líderes da União Europeia também disseram que poderão intensificar as sanções à Rússia, que acontecem desde o início de 2021 e vão discutir o assunto nesta segunda-feira (19).

  Um médico contratado pela família de Navalny disse que os resultados dos testes recebidos da prisão russa, onde o ativista está detido desde fevereiro, mostram níveis perigosos de potássio em seu sangue e sinais de insuficiência renal.

  "Nosso paciente pode morrer a qualquer momento", disse o médico.

  Navalny, 44 anos, está em greve de fome desde 31 de março porque diz que os guardas russos recusam o tratamento adequado para dores agudas nas costas e dormência nas pernas. Moscou rebate justificando que ele recebe cuidados adequados.

   Ativista anticorrupção, é considerado o crítico mais proeminente do presidente russo e foi preso pela primeira vez em janeiro quando retornou à Rússia após suspeita de envenenamento. 

  No mês seguinte, foi condenado a dois anos e meio devido a um antigo caso de peculato e transferido para uma colônia penal. 




0 comments: