CHINA IMPÕE MULTA BILIONÁRIA AO SITE DE E-COMMERCE ALIBABA!

10.4.21 Simone Galib 0 Comments

    O site Alibaba, gigante do e-commerce, foi multado em 2,34 bilhões de euros, a maior penalidade antitruste já feita pela China.

  Não é de hoje que o império de Jack Ma, fundador do Alibaba, está sob marcação cerrada do governo chinês.

  O bilionário fez duras críticas ao sistema regulatório do país, em outubro. A partir daí, entrou em desgraça.

  No final de dezembro, o orgão regulatório chinês anunciou que havia aberto contra a empresa uma investigação antitruste.

  O magnata ficou três meses sem fazer aparições públicas, o que desencadeou muitas especulações de que ele poderia ter sofrido represálias mais duras. Depois, reapareceu em um evento online.

  O site é acusado de exigir exclusividade dos comerciantes que querem vender seus produtos na plataforma, evitando sites de e-commerce rivais.

  Segundo a mídia estatal chinesa, o valor da multa é equivalente a 4% da receita do Alibaba em 2019.

  O governo chinês declarou neste sábado (10) que o Alibaba "abusou de sua posição dominante no mercado" desde 2015 ao impedir que seus parceiros usassem outras plataformas de comércio eletrônico online. 

  Além da multa bilionária, as autoridades chinesas ordenaram que o Alibaba faça mudanças profundas para proteger os direitos do consumidor.

  A plataforma publicou em sua conta da Weibo (mídia social equivalente ao Twitter) que "aceita" a decisão e que vai implantar vigorosamente as decisões do governo.






0 comentários: