CIBERCRIMINOSOS USAM FILMES DO OSCAR 2021 PARA GOLPES!

23.4.21 BLOG SIMONE GALIB 0 Comments

    Em clima de Oscar, que acontece neste domingo (25) no formato online, os cibercriminosos já começaram a fazer festa: eles estão usando os longas, da categoria Melhor Filme, para roubar dados bancários e espalhar vírus.

   O alerta foi dado pelos pesquisadores da Kaspersky, empresa de cibersegurança, que encontraram vários sites de phishing, oferecendo streaming gratuito de filmes.

  Entre os títulos oferecidos estão Judas e o Messias Negro, Mank, Minari: em busca da felicidade, Nomadland, Bela Vingança, Som do Silêncio, Meu Pai e Os 7 de Chicago.

COMO FUNCIONA O GOLPE? 

  Os usuários acessam um site que exibe os primeiros minutos de cada filme. Para assistir ao restante, precisam preencher um formulário, informando a região onde mora e detalhes dos seus dados bancários.

   Depois de algum tempo, uma quantia é cobrada da vítima e o filme completo não será exibido.

   Esse tipo de ação é considerada uma das mais populares entre os golpistas.

   Os especialistas da empresa também analisaram atividades maliciosas relacionadas a download ilegal.

   Foram achados cerca de 80 arquivos que imitam os filmes que concorrem ao Oscar, sendo que quase 70% dos maliciosos se concentram em três longas: Bela Vingança, Os 7 de Chicago, e Judas e o Messia Negro.

COMO EVITAR?

Exemplo de site malicioso          Divulgação
   Para não turbinar a conta bancária dos cibercriminosos, os especialistas alertam:

   . Cheque a autenticidade dos sites antes de preencher dados pessoais. Use somente fontes oficiais para assistir ou baixar filmes.

   . Sempre confira os formatos da URL, bem como a ortografia do nome da empresa.

  . Preste atenção nas extensões dos arquivos baixados: um arquivo de vídeo nunca terminará com extensões tipo .exe ou .msi, por exemplo.

  . Use um antivírus que detecta arquivos maliciosos e bloqueia sites de phishing.

  . Evite clicar em links que prometam acesso antecipado à conteúdo inédito. Se tiver dúvidas sobre eles, confira se estão disponíveis em provedores de entretenimento.



 







0 comments: