SHOW TESTE COM 5 MIL PESSOAS TEM CONTÁGIO MÍNIMO POR CORONAVÍRUS!

27.4.21 BLOG SIMONE GALIB 0 Comments

 

    Será o fim do lockdown? Em Barcelona, quase não houve contágio no show teste com a presença de milhares de pessoas. 

    Passadas duas semanas, apenas seis entre os 5 mil participantes testaram positivo à covid-19, mas não tiveram os sintomas.

    "Com ventilação otimizada, testagem e uso de máscaras, pode-se garantir um espaço seguro", disse o médico Josep Maria Libre, do hospital Germans Trias i Pujol, idealizador do evento." 

   Todos que foram ao show não precisaram respeitar o distanciamento social, mas usaram máscaras durante todo o espetáculo. Antes, todos passaram por um teste de antígeno.

   Os organizadores do evento afirmam ter certeza que seis casos oficialmente informados não ocorreram durante o espetáculo.

   "As medidas adotadas são seguras", afirmou o infectologista Boris Revollo.

    Porém, os responsáveis pela experiência não sabem ainda dizer exatamente quantas pessoas fizeram o teste nos 15 dias seguintes, o que indicaria a possibilidade de haver outros infectados e que sejam assintomáticos. 

   O infectologista disse à agência France Presse que, embora ainda não se tenha a confirmação de novos eventuais contaminados, "podemos afirmar que não houve uma imensa infecção durante o show. Isso prova que podemos organizar eventos seguros para evitar a propagação do vírus". 

   O vice-prefeito da cidade, Jaume Collboni, comemorou o resultado da experiência:

   "Barcelona está na vanguarda de uma situação nova, que consiste em preservar a atividade cultural com todas as garantias de saúde."

   Em dezembro de 2020, a mesma equipe de pesquisadores acompanhou em Barcelona um show com público de 500 pessoas, sem distanciamento físico e com uso de máscara.

   Na ocasião, os participantes foram submetidos ao teste PCR, oito dias depois, sem que qualquer um apresentasse contaminação.

   Também nesta terça-feira (26), a agência de saúde dos EUA liberou o uso de máscaras ao ar livre, onde o risco de contaminação é apenas de 10%. 

   Seria ótimo que alguns governadores e prefeitos brasileiros se inteirassem melhor deste teste na Espanha para deixarem de perseguir surfistas e banhistas nas praias e trabalhadores nas ruas do país tentando o ganha-pão.  



0 comments: