SUBINDO A SERRA: DELÍCIAS DE OUTONO EM MONTE VERDE!

23.4.21 BLOG SIMONE GALIB 0 Comments

     Bateu aquela vontade louca de viajar? Ainda não dá para arriscar longas distâncias, mas há lugares muito charmosos e românticos, bem pertinho de São Paulo para aproveitar as noites mais frias de outono. Monte Verde é um deles!

    Localizado na serra da Mantiqueira, o vilarejo pertence ao município de Camanducaia, no sul de Minas Gerais, e fica a 164 km da capital paulista, cerca de duas horas e meia de carro. 

Pousada Spa Mirante da Colyna
    Agora é uma boa época para dar uma escapada até lá. O destino, que acaba de reabrir, ainda não está tão movimentado como no alto inverno e as tarifas custam em média 30% mais baratas.

  Os dias são ensolarados e as noites com o céu forrado de estrelas já que a luminosidade em Monte Verde não é alta.

   No outono, costumam ocorrer geadas, nevoeiros, o amanhecer é bem mais frio, porém as mudanças de temperatura não são tão bruscas quanto no inverno. Ficam em torno de 19Cº (máxima) e 7,4Cº (mínima).

   Clima ideal para saborear a criativa gastronomia local, cuja grande estrela do cardápio é o pinhão, produzido pelas araucárias que desenham a paisagem da Mantiqueira.    

   Ele surge nas mais variadas receitas dos restaurantes locais. Está em pães, hambúrgueres, risotos, em conserva etc.

 

A sapecada de pinhão em Monte Verde   Foto Tom Araújo  

  Mas, sua forma mais tradicional de consumo é a sapecada, considerada a forma mais natural, já que não precisa de tempero.

    O preparo é quase um ritual: primeiro, é preciso recolher as garras das araucárias e o pinhão embaixo das árvores. Com as garras, forma-se uma pilha em local apropriado para fogueira. Depois é só jogar as sementes.   

   O fogo dura em média dois minutos, tempo suficiente para a torra do pinhão.

MUITO VERDE

  Para curtir a bela natureza do entorno, há trilhas pelas serra, passeios de quadriciclo e esportes radicais. No final do dia, o melhor programa é o pôr do sol, de preferência na Pedra Redonda, a 1.900 metros de altitude. Não esqueça de levar o vinho.

  O vilarejo tem um boa infraestrutura hoteleira, que inclui pousadas românticas, hotéis três estrelas e estabelecimentos de luxo. Para saber mais sobre as opções de hospedagem é só consultar o portal  http://www.monteverde.org.br.

  Ah... pode viajar tranquilo, porque o distrito adotou todas as medidas sanitárias para garantir a segurança dos funcionários, moradores e hóspedes, sendo considerado exemplo de reabertura pelo Ministério do Turismo.




0 comments: