EFEITO GLADIADOR: COLISEU DE ROMA GANHA PROJETO QUE 'LEVARÁ' O VISITANTE PARA DENTRO DA ARENA!

3.5.21 BLOG SIMONE GALIB 0 Comments

    Considerado o monumento mais visitado da Itália, o Coliseu vai ganhar novo projeto que trará a sensação de estar dentro da arena.

   O anúncio foi feito pelo Ministério da Cultura italiano no domingo (2). Será construído um novo piso, avaliado em 15 milhões de euros. A previsão é que esteja pronto em 2023. 

   O piso será feito em formato de treliça com madeiras especialmente tratadas e que podem girar para que o ar circule e para que sejam vistos os corredores subterrâneos.

  No subsolo do Coliseu há um verdadeiros labirinto de corredores, construídos há mais de 2 mil anos, que serviram de cenário para os bastidores frenéticos das lutas. 

   Eram ali que ficavam, em gaiolas, os animais selvagens antes de serem conduzidos à arena para as apresentações e também os gladiadores.  

   Essa parte do monumento e outras áreas do entorno permaneceram soterradas pelo tempo. E só se tornaram conhecidas no início do século 19, durante escavações.

   Hoje, boa parte da ala subterrânea pode ser vista em uma das extremidades por meio de um piso, que foi colocado lá para uma encenação teatral no ano 2000.

  "Estamos finalmente devolvendo ao público a mesma visão que as pessoas tinham do palco na antiguidade", disse Alfonsina Russa, diretora do Coliseu e do seu parque arqueológico.

  Alguns arqueólogos do país criticaram o projeto, considerando-o desnecessário. Mas, o ministro da Cultura, Dario Franceschini diz que "no centro da arena a majestade do monumento poderia ser mais plenamente absorvida". 

   Para ele, o Coliseu é "um símbolo da Itália no mundo".

   De fato, a maioria dos turistas em Roma não deixa de ir ao Coliseu ou de ao menos passar na porta para ver as ruínas do anfiteatro.

   Antes da pandemia, em 2019, o monumento recebeu mais de 7,6 milhões de pessoas.



0 comments: