CHINA QUER CONSTRUIR CIDADE NO LITORAL DA BAHIA!

11.6.21 Simone Galib 0 Comments

    Um dos locais mais paradisíacos do litoral da Bahia está na mira da China que quer construir ali uma cidade sustentável.

    O projeto prevê prédios de até 30 andares, com sistema de água e esgoto 100% tratados, energia solar e aeólica, além de um aquífero para extrair água doce e até uma estação para dessalinizar a água do mar. Uma cidade dos sonhos!

  A notícia foi publicada pelo colunista do jornal A Tarde, Levi Vasconcelos, em meados de maio. Mas, não ganhou muita repercussão em nível nacional.  

  Segundo o jornal, o projeto foi autorizado pelo governo baiano e está sendo tocado pela Secretaria do Planejamento.  Mesmo em fase embrionária, as rodadas de negociações já começaram.

   O local cobiçado pelos chineses é a paradisíaca Ponta dos Garcez, no município de Jaguaribe, que tem 14 km de praias intocadas, vegetação exuberante e um mar de tirar o fôlego.

   A bela faixa litorânea já foi um dos tesouros do Brasil Colonial, mas acabou meio esquecida, como muitas na costa brasileira.

   A Ponta dos Garcez começa no lado sul da ilha de Itaparica e vai até a desembocadura do rio Jiquiriçá. Esse trecho pertence ao banqueiro Daniel Dantas.

 

O local onde os chineses querem construir sua 'cidade dos sonhos'
 
  Os chineses estão de olho nas terras que vão do Jiquiriçá até o Taquary, em Valença, atualmente de propriedade da construtora Andrade Mendonça. 

  O prefeito de Jaguaribe, Heráclito Arandas (PSD), disse que o projeto está caminhando.

  "Nossa parte é adequar a área, seguindo a lei, para esse tipo de negócio. É algo complexo, mas não tenho a menor dúvida de que a ponte Salvador-Itaparica vai dar um forte impacto", afirmou ao jornal.

  Detalhe: a ponte Salvador-Itaparica será construída também pelos chineses!

  


0 comentários: