NAVIO ATRACA EM VENEZA PELA PRIMEIRA VEZ PÓS PANDEMIA. DUAS MANIFESTAÇÕES ESTÃO MARCADAS!

3.6.21 BLOG SIMONE GALIB 0 Comments

  Os cruzeiros marítimos de primavera-verão pelo Mediterrâneo estão de volta à Itália, depois de 17 meses. O navio MSC Orchestra já atracou em Veneza para o seu primeiro itinerário pós pandemia.

  Mas, os antigos problemas também retornam. Não é de hoje que muitos pedem o cancelamento de grandes navios ali pelo fato de provocarem erosões nas fundações do patrimônio histórico de uma das mais famosas cidades italianas.

 Por outro lado, a volta do turismo, principal fonte de renda local, é festejada por aqueles que tiveram seus negócios duramente afetados durante os bloqueios.

    Divididos, os italianos marcaram duas manifestações para o próximo sábado (5): uma contra e outra a favor. A data coincide com a saída do navio do porto de Veneza, com escalas na Croácia e na Grécia.

   Celebridades internacionais e gente ligada à cultura enviaram uma carta ao governo italiano pedindo para que fossem banidos de vez os navios de grande porte. 

  Entre os que assinaram o documento, estão o cantor Mick Jagger e o cineasta Francis Ford Coppola.

   Eles dizem que a cidade corre o risco "de ser varrida" por esses transatlânticos.

   Há também a questão ambiental: durante as longas quarentenas, sem turistas, barcos e com o comércio fechado, a cidade voltou a "respirar".

   Ou seja: as águas dos canais ficaram cristalinas, atraindo peixes e aves, fato que encantou a população local.

  A retomada das viagens marítimas também obedece aos protocolos sanitários. O navio, que comporta 3 mil pessoas, embarcará com apenas 650 passageiros. Todos devem apresentar teste negativo de covid-19 feito 96 horas antes. E farão um novo quando retornarem.

       

0 comments: