PARLAMENTARES DA CÂMARA DOS EUA QUEREM RESPONSABILIZAR A CHINA POR ENCOBRIR SURTO DE COVID!

23.6.21 Simone Galib 0 Comments

    Parlamentares republicanos da Câmara dos Estados Unidos propõem tomar uma série de medidas para responsabilizar a China por encobrir o surto de covid-19. Eles também querem descobrir a origem da doença.

  "Não podemos permitir que o delito da China passe despercebido", disse Kevin McCarthy, líder dos republicanos na Câmara, nesta quarta-feira (23) em uma entrevista coletiva em Washington. 

   Ele afirmou que esse esforço dos republicanos na Câmara ocorre devido à relutância dos democratas do Congresso e da Casa Branca em tomar medidas para responsabilizar o Partido Comunista Chinês.

    Para o conselheiro de segurança nacional, Jake Sullivan, o governo Biden não tomará medidas imediatas contra a China para pressionar o regime a permitir uma investigação independente sobre a eventual origem do vírus e se teria escapado do laboratório de Wuhan.

  No final de maio, o presidente americano determinou à inteligência que produzisse um relatório, em 90 dias, sobre as origens do vírus, incluindo a possibilidade de acidente no laboratório chinês.

  Essa hipótese, que foi considerada teoria da conspiração em 2020, ganhou força este ano porque parte da comunidade científica passou a dar crédito a ela.

   O líder republicano também pediu a proibição do financiamento dos EUA de qualquer pesquisa de ganho de função (que modificam os vírus) na China e o fim dos subsídios do National Institutes of Health (NIH) para adversários estrangeiros, como China, Coreia do Norte, Irã e Rússia.

  Não são apenas os republicanos que se mobilizam. Alguns democratas do Congresso já apresentaram vários projetos de lei para responsabilizar Pequim e seus cúmplices pelo encobrimento da pandemia.

  McCarthy defende ainda que os Jogos Olímpicos de Inverno, programados para Pequim em 2022, sejam transferidos para outro país "já que o Partido Comunista Chinês não merece tal honra".




0 comentários: