GOLPES DIGITAIS: 90% DE MENSAGENS FALSAS SÃO DIVULGADAS POR WHATSAPP

13.7.21 BLOG SIMONE GALIB 0 Comments

    Dois alertas importantes: três em cada dez brasileiros não sabem reconhecer uma mensagem digital fraudulenta e cerca de 90% delas são disseminadas via WhatsApp.

  A informação é do Kaspersky, empresa de cibersegurança, que fez um levantamento a partir de dados anônimos enviados por seus clientes, entre dezembro de 2020 e maio de 2021.  

  Os aplicativos mais usados para mensagens falsas (phishing) são o WhatsApp (89,6%), Telegram (5,7%) e Viber (4,9%).

  Os países onde ocorrem o maior número de casos são Rússia (46%), Brasil (15%) e Índia (7%).

  O motivo é simples: os aplicativos de mensagens são os mais utilizados pelos internautas, com um público global de 2,7 bilhões em 2020. No Brasil, o WhatsApp está instalado em 98% dos celulares.

  Para Fabio Assolini, analista de segurança da Kaspersky, os usuários não devem menosprezar estas ameaças, mesmo porque o Brasil é o maior alvo de phishing no mundo. Em outras palavras: o golpe por aqui é muito efetivo.

  Ele cita como exemplos casos detectados pela empresa incluíam brinquedos e livros de graça no Dia das Crianças, oferta falsa de álcool gel no início da pandemia e uma cafeteira grátis na Black Friday.

  Na oferta do material escolar, em apenas cinco dias foram contabilizados 675 mil cliques. 

   Espertos e criativos, os criminosos usaram no golpe uma empresa que fez uma ação similar no ano anterior. Assim, quem recebeu o brinde ajudou a divulgar.

COMO SE PROTEGER?

  Fique atento aos erros de ortografia e outras irregularidades nos links.

 As "correntes" são muito utilizadas nos golpes. Não as compartilhem com seus contatos.

 Se receber um link por aplicativo de mensagem, confira sempre sua veracidade em uma busca na internet antes de abri-lo.

 Desconfie de promoções tentadoras, mesmo que o link tenha vindo de um contato ou um pedido inusitado, como dinheiro, porque a pessoa pode ter tido sua conta roubada. Antes de tomar qualquer atitude, ligue para ela e confirme.

 Instale uma solução de segurança confiável e siga as recomendações. A ferramenta costuma agir de modo automático e você será alertado, se necessário.



  

 

0 comments: