OCUPAÇÃO DE UTIS ESTÁ ABAIXO DE 90% NO BRASIL PELA PRIMEIRA VEZ EM SETE MESES!

14.7.21 BLOG SIMONE GALIB 0 Comments

    Uma boa notícia para os brasileiros: pela primeira vez, desde dezembro, a taxa de ocupação das UTIs está abaixo dos 90% em todos os estados do país, divulgou a Fiocruz nesta quarta-feira (14).

  E essa tendência de queda foi mantida na semana entre 4 e 10 de julho, pela terceira vez consecutiva nos leitos para adultos do SUS.

  Tanto o número de casos quanto o de óbitos vêm caindo há três semanas em cerca de 2% ao dia, mas ainda permanece em alto patamar. A taxa de letalidade está mantida em 3%, considerada ainda elevada.

  Os pesquisadores avaliam que o avanço na vacinação reduziu a taxa de óbitos e internações nos grupos prioritários e entre aqueles com doenças crônicas.

   O crescimento na procura por leitos cresceu apenas em quatro estados da região Norte (Rondônia, Amazonas, Piauí e Tocantis, e em Goiás, no centro-oeste.

  Já o Nordeste, Sudeste, Sul e Mato Grosso do Sul tiveram tendências de queda nas taxas de internação.

  Em São Paulo, a taxa de ocupação de leitos é de 61%.

  O Brasil já aplicou 114 milhões de doses de vacina. Hoje, aqui há 30,6 milhões de pessoas totalmente imunizadas (14,5% da população). 

  A Fiocruz alerta, no entanto, que as vacinas combatem a gravidade dos casos, mas não reduzem a disseminação do vírus.

  Por isso, é importante evitar aglomerações e seguir os protocolos sanitários para que o número de mortes e internações continue em queda.

  



0 comments: