PLANETA EM EBULIÇÃO: FOGO DESTRÓI CIDADE INTEIRA NO CANADÁ POR CALOR RECORDE!

2.7.21 BLOG SIMONE GALIB 0 Comments

   
 O planeta ferve: a intensa onda de calor que atinge o Canadá, além de matar cerca de 500 pessoas, incendiou uma cidade inteira.

  Lytton, na província de British Columbia (sudoeste do país), desapareceu esta semana do mapa: 90% dos prédios e casas foram queimados, depois de três dias registrando temperaturas recordes de quase 50ºC.

    Cerca de mil residentes conseguiram se abrigar em um local seguro, mas ao retornarem, no dia seguinte, não encontraram mais suas casas. Elas tinham virado cinzas. 

   Os cientistas estão ainda meio atônitos. Alguns dizem não ter palavras que possam descrever esse "evento histórico".

  A Organização de Meteorologia Mundial afirma que o calor atípico da pequena Lytton é muito mais comum no verão do Oriente Médio do que em uma província entre as Montanhas Rochosas e o Parque Nacional Glacier, o que pode levar a um derretimento das geleiras.

Última foto de Lytton antes do incêndio feita pela câmara do aeroporto
    Outra situação alarmante é que o fogo continua avançando: há mais de 100 focos de incêndio na região e as temperaturas continuarão altas na próxima semana.

  Acostumado a invernos rigorosos, com temperaturas que podem chegar a até 40º negativos, os canadenses não estão preparados para enfrentar tamanha onda de calor. A maioria não tem ar condicionado em suas casas, por exemplo.

  Uma situação inversa do que aconteceu no Texas, no último inverno, em que várias pessoas morreram congeladas por falta de aquecimento visto que na região o frio nunca foi tão intenso. 

  


0 comments: